Conexões que Cultivam Futuros: Rede UniSustentável participa do 1º Fórum da Rede A3P Rio de Janeiro

Postado por: Leonardo Chaves

Entre os dias 24 e 26 de junho de 2025, diversas instituições se reuniram para o 1º Fórum da Rede A3P Rio de Janeiro[1], promovendo diálogos sobre sustentabilidade na gestão pública. O encontro teve como foco a troca de experiências, o fortalecimento de redes e a difusão de boas práticas alinhadas aos seis eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento foi realizado em três localidades (Centro, Zona Norte e Baixada Fluminense), com a presença ativa da Rede UniSustentável em momentos estratégicos da programação. Representando a Rede estiveram Aline Trigo, coordenadora de Sustentabilidade do CEFET/RJ, e Graciella Faico, chefe da Seção de Sustentabilidade da UFF. Ambas são coordenadoras do GT A3P da Rede UniSustentável e destacaram a importância das redes colaborativas para a construção de políticas públicas integradas e sustentáveis.

O primeiro dia, sediado na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), abordou a história e a articulação nacional da A3P (ODS 17), com falas de abertura com a Dra. Luiza Lisbôa (DPRJ) e Pablo Saldo (A3P/MMA). À tarde, juntamente com Camila Valls (DPRJ), Aline Trigo compôs a mesa do Eixo II, “Gestão adequada dos resíduos gerados” (ODS 11, 12 e 16), e apresentou um panorama das práticas do CEFET/RJ relacionadas à A3P[2], reforçando o papel da educação pública na promoção da sustentabilidade institucional[3].

Na mesa “Qualidade de Vida no Trabalho” (Eixo III), compartilhada com Claudia Schkrab (TJRJ) e mediada por Pablo Saldo (A3P/MMA), Graciella Faico apresentou a palestra “Equidade, Agenda 2030 e ODS 18”, refletindo sobre a inovação brasileira do ODS 18 (Igualdade Étnico-Racial) como ferramenta essencial para uma sensibilidade institucional comprometida com justiça social e enfrentamento das desigualdades estruturais, sem deixar ninguém para trás. Na mesma ocasião, Graciella também apresentou o Compromisso “Meu Município pelos ODS”, iniciativa do Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável, e entregou simbolicamente a carta-compromisso[4] ao coordenador da A3P/MMA, Pablo Saldo[5]. A proposta visa engajar prefeitas e prefeitos na territorialização da Agenda 2030, oferecendo ferramentas de planejamento, capacitação e acesso a linhas de financiamento voltadas ao desenvolvimento sustentável. Além disso, promove a ampliação da visibilidade dos municípios e fortalece sua atuação estratégica por meio da diplomacia das cidades. Mais informações estão disponíveis no site da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS)[6].

O terceiro dia, na Fiocruz[7], foi marcado pela mesa “Atuação conjunta na gestão pública: Redes de Sustentabilidade do RJ” (ODS 16 e 17). A articulação, o aprendizado coletivo, bem como as oportunidades e os desafios do trabalho conjunto foram destacados por Jorge Cariuz (Fiocruz/Rede A3P RJ), Jorge Tardan (Fiocruz/Rede Rio de Sustentabilidade), Maria Carolina Santos (INT/Rede de Sustentabilidade ReciclaPorto Rio) e Graciella Faico (UFF/Rede UniSustentável). Em sua fala, intitulada “Quando as Redes se Encontram: Universidades e Gestão Pública no cultivo de Futuros Sustentáveis”, Graciella Faico destacou a atuação da Rede UniSustentável, seu histórico, grupos de trabalho e o potencial transformador da colaboração entre instituições de ensino superior e órgãos públicos na construção de políticas mais eficazes, integradas e sustentáveis nas Instituições de Ensino Superior.

A participação da Rede UniSustentável ao longo do Fórum evidenciou que a confluência entre universidade e gestão pública é um dos caminhos mais potentes para o fortalecimento de uma cultura institucional comprometida com equidade, sustentabilidade e o bem comum. Articulação, escuta e compromisso coletivo são elementos-chave para redes vivas, afetivas, capazes de transformar as instituições em territórios de cuidado com a vida.

Assista à transmissão do primeiro dia no link

https://www.youtube.com/live/ftE-ku-zm1c?si=iCYdIBCSlUTUv43C