🌍 Governança e institucionalização da sustentabilidade
Diretoria de Desenvolvimento Sustentável

Em 29 de dezembro de 2020 o Conselho Universitário (Coun), por meio da Resolução n.º 76/2020-COUN/UFMS, aprovou a nova estrutura organizacional das Unidades da Administração Central e Suplementares da UFMS, criando a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (DIDES), ligada à Reitoria. A nova estrutura organizacional da UFMS passou a vigorar a partir de 4 de janeiro de 2021. A DIDES é a unidade responsável pela coordenação e articulação de todas as ações de sustentabilidade desenvolvidas na UFMS.
Realização: UFMS
Categoria: Extensão e Gestão
Ligações:
@ufmsoficial
Relatório dos ODS na UFMS

Anualmente a UFMS publica o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apresentando os avanços anuais dos ODS na instituição.
Realização: UFMS
Categoria: Governança
Ligações:
@ufmsoficial
LIVRO COLABORATIVO SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AGENDA 2030
EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Mais uma ação de divulgação e promoção de ciência e do conhecimento, que podemos correlacionar à área temática da extensão.
A publicação em causa trata da institucionalização da Agenda 2030 e dos ODS por entidades e instituições relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), destacando alguns dos meios necessários para a sua implementação, e que poderão servir de inspiração a outras congêneres.
Além deles serem transversais aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são essenciais para o cumprimento de suas metas. Por esse motivo, aos interessados na institucionalização da Agenda 2030, recomenda-se vivamente a produção de conhecimento que qualifique o desenvolvimento de capacidades locais e que desenvolva tecnologias inovadoras e disruptivas para solucionar os problemas complexos, vivenciados pela sociedade em seus territórios; a produção de dados e tecnologias que possibilitem o acompanhamento do progresso da Agenda 2030, sendo que esses dados devem ser desagregados e georreferenciados, para dar visibilidade às desigualdades e, consequentemente, orientar a priorização de políticas destinadas às pessoas que “estão mais para atrás”, os vulneráveis dos vulneráveis.
A Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS UEMA, está presente nessa produção com o capítulo: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA): Responsabilidade com a vida, como forma de compartilhamento da sua própria experiência de institucionalização dessa agenda global na totalidade dos processos que ocorrem na IES.


Realização: UEMA
Categoria: Extensão
Ligações:
@uemaoficial