Evento da Rede UniSustentável na Jornada da Terra 2024 alcança grande público e destaca sabedoria dos povos e comunidades tradicionais
A Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável) participou da Jornada Dia da Terra 2024 promovida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A iniciativa tem como tema “Cuidar da Natureza: diálogos de conhecimento com povos e comunidades tradicionais”, e acontece entre os dias 4 e 30 de abril de 2024. No dia 17 de abril, a Rede UniSustentável, em parceria com a UFRPE, organizou o Seminário “Cuidar da Natureza, uma conexão entre o conhecimento dos povos e comunidades tradicionais e a estratégia para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O seminário, mediado pela Coordenadora-adjunta da Rede, Janielly Mantovani, contou com dois momentos: uma palestra com o tema “Resiliência dos Povos Indígenas frente às mudanças do clima”, ministrada pelo Coordenador-geral de Gestão Ambiental da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Francisco Itamar Gonçalves Melgueiros; e a mesa redonda “ODS e os povos e comunidades tradicionais: Boas práticas das Instituições de Ensino Superior.
Francisco Itamar ressaltou a importância da valorização dos povos indígenas como fator chave para o enfrentamento das mudanças climáticas, destacando que esses povos já praticam há milhares de anos a sustentabilidade, sendo resilientes e preparados para as alterações climáticas e ambientais. O palestrante enfatizou a importância da aproximação da comunidade científica e acadêmica aos povos indígenas, num processo de reconhecimento e conservação do patrimônio cultural, dos conhecimentos e saberes tradicionais indígenas, para que sejam construídas estratégias conjuntas de enfrentamento às consequências das mudanças climáticas e da crise ambiental e para a construção de uma sociedade mais sustentável. Em sequência, foi conduzida a mesa-redonda “ODS e os povos e comunidades tradicionais: Boas práticas das Instituições de Ensino Superior”, que teve início com Luciana Contrera – Diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que apresentou o projeto “Aldeias Conectadas”, as atividades do “Time Enactus” do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) e projetos de restauração sociológica na Bacia do Alto Paraguai.
Prosseguindo, José Nilton de Almeida – Coordenador de Direitos Humanos, Ações Afirmativas e Diversidades da UFRPE, apresentou Programas Estratégicos de Extensão Universitária na UFRPE dentro da temática do evento. A próxima palestrante, Rúbia Elza Martins de Sousa – Professora e Pesquisadora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), expôs os projetos “Preparando o terreno, plantando a semente: oferta de cursos de capacitação em turismo e áreas afins à comunidade quilombola São Miguel, Maracaju-MS” e “Techauka Guarani-Kaiowa Teko: manifestações culturais dos povos indígenas de Dourados e Amambai – MS”. Christian Tadeu Gilioti – Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Itapetininga (IFSP/ITP), exibiu o projeto “Cinema Popular”, e por fim, Aline da Fonseca Sá – Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), apresentou a iniciativa “BioCamorim”, fruto da colaboração entre a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis (ITESS) e o Quilombo Camorim.
O evento foi uma rica oportunidade de troca entre as instituições de ensino, a partir do compartilhamento de experiências inspiradoras voltadas aos povos e comunidades tradicionais, enfatizando o papel essencial da educação superior na construção de um planeta mais sustentável. Para assistir ou rever o seminário e a mesa redonda, basta acessar o canal da UFRPE no Youtube no link. A transmissão atingiu mais de 100 pessoas simultaneamente conectadas, sendo que 195 pessoas responderam o formulário de participação, e o vídeo no Youtube alcançou mais de 600 visualizações no dia 17.