IFC – Instituto Federal Catarinense

 

 

O Instituto Federal Catarinense (IFC) possui atualmente 15 Campus, distribuídos nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzernal, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira, além de três unidades em Rio do Sul (sede, Unidade Urbana e Unidade tecnológica) e da Reitoria instalada na cidade de Blumenau.

 

O IFC foi criado pela Lei Federal nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008 e teve origem na integração das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio e dos colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, que eram vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina. Ofertamos educação em todos os níveis, desde a formação inicial e continuada até a pós-graduação. Preferencialmente, buscamos o atendimento das demandas regionais de localização dos campus, pois, com isso, esperamos a interferência positiva na transformação da realidade social e econômica, de forma a contribuir para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e regionais.

 

Programas de bolsa de Pesquisa e Iniciação Científica e de Extensão contemplam importantes atividades nos campus, despertando nos estudantes a curiosidade e o interesse em buscar e desenvolver conhecimento além das atividades rotineiras. A maioria dos campus possui infraestrutura de alojamento e refeitório para estudantes dos cursos técnicos na área de agropecuária, principalmente para os menos favorecidos, cuja oferta se constitui oportunidade única para o seu desenvolvimento e educação.

 

A proposta do IFC é, a partir de uma gestão democrática, aproximar o diálogo com a realidade local e regional na busca de soluções, em especial aquelas relacionadas com a educação profissional, reafirmando o compromisso da oferta de educação pública e gratuita de qualidade em todos os níveis e modalidades para os catarinenses.

 

Site: https://ifc.edu.br/

Representante do IFC na Rede: Rafael da Rosa Couto

(Coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental)

Suplente do IFC na Rede: Daisy da Silva