IFES – Instituto Federal do Espírito Santo

O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) é o resultado da união de quatro antigas instituições federais de educação: o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes), a Escola Agrotécnica Federal de Alegre, a Escola Agrotécnica Federal de Colatina e a Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa. A história dessas instituições é centenária, sendo a mais antiga delas o Cefetes, fundado em 1909, durante o governo de Nilo Peçanha, sob o nome de Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo.

 

Em dezembro de 2008 foi sancionada a a Lei nº 11.892, que criou 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país. No Espírito Santo, o Cefetes e as escolas agrotécnicas se integraram em uma estrutura única, o Instituto Federal do Espírito Santo.

 

O Instituto Federal do Espírito Santo oferece de cursos técnicos ao doutorado e possui mais de 30 mil alunos. São 98 cursos técnicos, 66 cursos de graduação, 34 cursos de pós-graduação em nível de especialização e aperfeiçoamento, 12 mestrados e 1 doutorado profissional.

 

Com 24 campi em funcionamento, incluindo o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), o Ifes se faz presente em todas as microrregiões capixabas. O Instituto possui ainda 49 polos de educação a distância no Espírito Santo, o Polo de Inovação e a Cidade da Inovação.

 

Site: https://www.ifes.edu.br/

Representante do IFES na Rede:  Renata Carneiro Sousa Kuster

(Presidente do Núcleo de Educação Ambiental – NEA)

Contato: rcarneiro@ifes.edu.br

Suplente do IFES na Rede: Elika Capucho Delazare

(Membro do NEA)