UEMA
EVENTO ANUAL “SIMPÓSIO AGENDA 2030 E OS ODS NA UEMA”
A presente ação poderá ser catalogada como Extensão, no âmbito da divulgação e democratização da Agenda 2030, e dos ODS, oportunizando para a nossa academia e público em geral, um momento de formação e informação envolvendo a temática do desenvolvimento sustentável mundial.
O “Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA” consiste num evento assumido já pelo calendário acadêmico, de caráter anual contínuo, tendo tido sua primeira edição em 2021, ano também da criação da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UEMA.
Essa primeira edição teve uma temática mais ampla, procurando apresentar a Agenda 2030 e os ODS, pela primeira vez na realidade da IES, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2021, após o compromisso assumido institucionalmente pela UEMA, com a definição do Biênio 2021-2022, como ação impulsionadora da institucionalização da Agenda 2030 e dos ODS nos processos internos da UEMA.
https://ods.uema.br/2021/11/12/simposio-agenda-2030-e-os-ods-na-uema/
Na edição de 2022, o evento assumiu uma temática especifica para fomento das discussões em torno do ODS 5 – Igualdade de Gênero, tendo ocorrido igualmente no mês de dezembro, durante os dias 6 e 7.
https://ods.uema.br/2022/11/17/o-ii-simposio-agenda-2030-e-os-ods-na-uema-igualdade-de-genero/
Durante o ano de 2023 tivemos alguns contratempos que nos impediram de cumprir com esse compromisso. No entanto, nos preparamos para apresentar no ano de 2024, durante os dias 21 e 22 de novembro, o III Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA – Desafios sociopolíticos para a inclusão de grupos vulnerabilizados, abrangendo os ODS 1, ODS 2, ODS 3, ODS 4, ODS 5, ODS 10 e ODS17.
Este evento terá como objetivo central promover um espaço de debate e reflexão sobre os desafios sociais contemporâneos relacionados à inclusão, sustentabilidade e direitos humanos. Nossa proposta é estimular a troca de experiências e boas práticas entre instituições acadêmicas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e a comunidade em geral.
CURSO AGENDA 2030, OS ODS E NÓS
O curso Agenda 2030, os ODS e Nós, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão, se propõe contribuir com a divulgação da Agenda 2030 e a aceleração global na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Esta ação pode ser catalogada como Extensão, no âmbito da divulgação e democratização da Agenda 2030, e dos ODS, oportunizando para a nossa academia e público em geral, um momento de formação envolvendo a temática do desenvolvimento sustentável.
A oferta deste curso gratuito pela Plataforma Eskada (https://eskadauema.com/) tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre os ODS, assumidos pela Agenda 2030, buscando informar e despertar a reflexão, não só da comunidade acadêmica, mas também de toda a sociedade, de forma mais ampla. O primeiro módulo foi lançado em 2021, e os módulos II e III em 2022.
Em 28 de julho de 2021 foi lançado o Módulo I do Curso AGENDA 2030, OS ODS E NÓS, onde se pretende apresentar, em particular, e de forma bem ampla, básica e panorâmica, o contexto atual e as formas para se atingir o desenvolvimento sustentável até meados deste século, envolvendo o aluno na temática proposta pela Agenda 2030. Inscritos – 2.443; Concluintes – 1.472 (agosto 2024)
O Módulo II – As instituições e os ODS, lançado a 21 de julho de 2022, traz para a discussão as políticas institucionais, a articulação entre atores sociais, observação de exemplos institucionais de diferentes setores, bem como acompanhamento do percurso percorrido pelo Brasil e outros países, com base nos últimos relatórios mundiais, tendo como objetivos principais: a) conhecer, em linhas gerais, a evolução dos ODS no Brasil e suas instituições; b) obter conhecimentos relativos à aplicação dos ODS na gestão de vários órgãos, em diferentes níveis, para melhor visualizar a sua localização; c) analisar como as instituições podem incorporar os ODS ao seu próprio planejamento, alinhando estratégias e ampliando o âmbito de ações já existentes. Inscritos – 1.957; Concluintes -1.218 (agosto 2024)
O Módulo III – Minha Comunidade e os ODS, lançado a 25 de setembro de 2022, como forma comemorativa da assinatura da Agenda 2030, em 2015, tem como propósito: a) discussão sobre a participação comunitária no contexto dos ODS; b) ampliar a compreensão sobre a importância da busca dos ODS em escalas regionais; c) identificação do papel dos diversos atores sociais na implementação local da Agenda 2030; d) conhecimento de algumas iniciativas que têm mostrado bons resultados na busca pelo cumprimento dos ODS.
Inscritos – 2.111; Concluintes – 1.456 (agosto 2024)
Desde o primeiro módulo, lançado em 2021, nossos cursos MOOC disponíveis na Plataforma EsKada, com a temática sobre a Agenda 2030 e os ODS já contabilizaram 6.511 inscritos, com 4.146 concluintes (cerca de 64% do total de inscritos finalizaram sua formação).
CURSOS ABERTOS EM PARCERIA COM UFT
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS)
Esta ação pode ser catalogada como Extensão, no âmbito da divulgação e democratização da Agenda 2030, e dos ODS, oportunizando para a nossa academia e público em geral, um momento de formação envolvendo a temática do desenvolvimento sustentável.
a) Curso Assessores Populares em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Em parceria com a Rede ODS Brasil, a Universidade Federal do Tocantins, e os setores da Uema: Assessoria ODS-UEMA e Uemanet, foi lançado o Curso Assessores Populares em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no dia 28 de setembro de 2021, de forma remota, com aulas síncronas, que posteriormente ficou disponível na Plataforma Eskada, como curso MOOC, constituído por 3 módulos. Inscritos – 2.862; Concluintes – 1.681 (agosto 2024)
https://eskadauema.com/course/view.php?id=73
b) Curso Assessores Populares e ODS: Práticas e Localização
No dia 13 de outubro de 2022 foi lançado o Curso Assessores Populares em ODS: Práticas e localização. O curso, composto de três módulos, abrange formas de contribuir efetivamente na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir da identificação de experiências exitosas locais, bem como pela participação democrática comunitária, com o enfoque na institucionalização da Agenda 2030, nos diversos setores da sociedade. Com as aulas ao vivo, pela plataforma youtube da UFT, que, posteriormente, integraram o curso MOOC, com o mesmo nome, e disponível na Plataforma EsKada do UEMANET. Inscritos – 2.094; Concluintes – 1.292 (agosto 2024)
https://eskadauema.com/course/view.php?id=91
Desde o primeiro curso desta parceria com a UFT, lançado em 2021, na Plataforma EsKada, com a temática sobre a Agenda 2030 e os ODS já foram contabilizados 4.956 inscritos, com 2.973 concluintes, o que representa uma percentagem de cerca de 60% de certificados emitidos.
GESTOR SUSTENTÁVEL
Esta ação pode ser catalogada como Extensão e Governança, no âmbito da divulgação e democratização da Agenda 2030, e dos ODS, oportunizando para a nossa academia e gestores, em particular, um momento de formação envolvendo a temática do desenvolvimento sustentável.
A Assessoria Especializada na Articulação dos ODS e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP realizaram um workshop de lançamento, no dia 13 de abril de 2022, de um curso especificamente direcionado à temática do Gestor Sustentável.
A palestra de abertura desse workshop teve como tema a “Gestão Sustentável” e foi realizada pela Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Santana Milhomem, instituição parceira da UEMA também em outros momentos.
Abordando conteúdos e diálogos sobre o tema, o curso esquematizado em 5 módulos foi apresentado à comunidade acadêmica, para se realizar dos meses de abril e maio de 2022, iniciando-se a 27 de abril, o qual integrou o Programa de Formação de Gestores e foi uma excelente oportunidade de discussão e partilha sobre o tema. Tendo a participação 63 gestores da Uema, entre esses diretores de Campi, diretores de curso, diretores de centro e chefes de setores.
Módulo I: POR QUE FALAR DA AGENDA 2030 E DOS ODS?
Módulo II: GESTÃO AMBIENTAL
Módulo III: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Módulo IV: LIDERANÇA PARA SUSTENTABILIDADE
Módulo V: COMUNICAÇÃO DE MARKETING DA SUSTENTABILIDADE.
CIRCUITO ODS
Esta ação pode ser catalogada como Extensão, no âmbito da divulgação e democratização da Agenda 2030, e dos ODS, oportunizando para a nossa academia, um momento de formação envolvendo a temática do desenvolvimento sustentável.
O 1º Circuito ODS UEMA nos campi do continente, assim denominado, por se tratar de um conjunto de diferentes rotas, por forma a unir várias visitas por momento, foi iniciado pela Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Uema, durante o ano de 2022, com o objetivo dar uma visão geral, para a comunidade universitária dos Campi da UEMA, sobre a pauta de trabalho da assessoria, focada na implementação, de forma consistente, da Agenda 2030 e dos 17 ODS, na missão da instituição e mobilizar toda a comunidade universitária para a política de internacionalização e de desenvolvimento sustentável, por meio do ensino, pesquisa, extensão e gestão, bem como a necessidade de sensibilizar a comunidade universitária para a promoção dos ODS. Contámos com a participação de discentes, organizações estudantis, docentes e servidores.
Os roteiros realizados durante o ano de 2023 e 2024, contabilizaram 897 participantes, segundo as seguintes rotas:
Circuito 1/2023 – Timon, Coelho Neto, Caxias, Codó, Coroatá e Itapecuru (393);
Circuito 2/2023 – Bacabal, Lago da Pedra e Pedreiras (161);
Circuito 3/2023 – São Bento, Pinheiro e Zé Doca (143).
Circuito 4/2024 – Presidente Dutra, Colinas e São João dos Patos (200)
CURSO PARA SERVIDORES DO ESTADO DO MARANHÃO
Esta ação pode ser catalogada como Extensão e Governança, no âmbito da divulgação e democratização da Agenda 2030, e dos ODS, oportunizando para um público específico – servidores do estado, um momento de formação envolvendo a temática do desenvolvimento sustentável.
No segundo semestre de 2022, a Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CEODS), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) realizaram um ciclo de formações sobre a Agenda 2030 para servidores das secretarias, autarquias, empresas públicas e demais entidades vinculadas ao Governo do Maranhão.
Dividida em dois módulos, a formação teve como objetivo disseminar os ODS no âmbito da administração estadual e aprimorar o processo de alinhamento da plataforma aos instrumentos de planejamento público.
O primeiro módulo, intitulado “Maranhão 2030: introdução aos ODS para servidores públicos”, foi realizado nos dias 17 e 18 de agosto. Com as dinâmicas ministradas por docentes da UEMA e pela Superintendente da Agenda 2030 na Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais da Prefeitura de São Luís (SEMISPE), o módulo teve como temas: histórico e princípios da Agenda 2030 e os ODS, contexto socioambiental do estado do Maranhão; como vincular as ações dos servidores e dos setores aos ODS; planejamento de ações relacionadas aos ODS.
Já o segundo módulo foi realizado nos dias 20 e 21 de outubro, com foco nos servidores das Assessorias de Planejamento (ASPLAN) dos órgãos da administração estadual. As dinâmicas foram facilitadas pelo corpo técnico da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (SEPLAN), com o objetivo de aprimorar o alinhamento entre as ações e as subações de cada setor aos objetivos e metas contidos na Agenda 2030.
Além de serem apresentados os instrumentos de planejamento, a rotina de monitoramento e o processo de vinculação do Plano Plurianual (PPA) aos ODS, os técnicos da SEPLAN promoveram atividades práticas, no intuito de orientar o alinhamento entre a Agenda 2030 e os instrumentos de planejamento do Governo do Maranhão.
CURSO NACIONAL DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
ALINHADO À AGENDA 2030
Esta ação pode ser catalogada como Extensão e Governança, no âmbito da divulgação e democratização da Agenda 2030, e dos ODS, oportunizando para um público específico – servidores, um momento de formação envolvendo a temática do desenvolvimento sustentável.
O curso “Planejamento Governamental alinhado à Agenda 2030”, promovido pela Rede ODS Brasil, foi uma iniciativa da Prefeitura de Barcarena/PA, realizado em parceria com o Centro Universitário do Distrito Federal – UDF; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar; a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, tendo o apoio da Associação Brasileira de Municípios – ABM; Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará – FAMEP e da Federação das Associações de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul – FAMURS.
O curso online e gratuito teve a carga horária de 40 horas, com aulas ministradas por meio de plataforma de videoconferência TEAMS da Uema, tendo iniciado em 12 de abril e concluído as atividades em setembro de 2023, tendo contado com mais de 400 inscritos.
Seu público alvo foi bem definido, entre gestores, técnicos do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal (administração direta), cujo fator decisivo foi terem conhecimento sobre princípios da administração pública e instrumentos de planejamento e gestão (como PPA, LDO, LOA).
LIVRO COLABORATIVO SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AGENDA 2030
EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Mais uma ação de divulgação e promoção de ciência e do conhecimento, que podemos correlacionar à área temática da extensão.
A publicação em causa trata da institucionalização da Agenda 2030 e dos ODS por entidades e instituições relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), destacando alguns dos meios necessários para a sua implementação, e que poderão servir de inspiração a outras congêneres.
Além deles serem transversais aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são essenciais para o cumprimento de suas metas. Por esse motivo, aos interessados na institucionalização da Agenda 2030, recomenda-se vivamente a produção de conhecimento que qualifique o desenvolvimento de capacidades locais e que desenvolva tecnologias inovadoras e disruptivas para solucionar os problemas complexos, vivenciados pela sociedade em seus territórios; a produção de dados e tecnologias que possibilitem o acompanhamento do progresso da Agenda 2030, sendo que esses dados devem ser desagregados e georreferenciados, para dar visibilidade às desigualdades e, consequentemente, orientar a priorização de políticas destinadas às pessoas que “estão mais para atrás”, os vulneráveis dos vulneráveis.
A Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS UEMA, está presente nessa produção com o capítulo: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA): Responsabilidade com a vida, como forma de compartilhamento da sua própria experiência de institucionalização dessa agenda global na totalidade dos processos que ocorrem na IES.