UEMA – Universidade Estadual do Maranhão
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) é, há mais de 40 anos, a universidade de todos os maranhenses. É uma instituição de ensino gratuita e com uma estrutura multicampi que se ramifica por grande parte do território maranhense. Além disso, goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.
A UEMA foi criada em 1981, a partir da Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), que agrupava quatro escolas isoladas de ensino superior: Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e Faculdade de Caxias. Em 1975, a FESM incorporou a Escola de Medicina Veterinária de São Luis e em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz.
A FESM foi transformada na Universidade Estadual do Maranhão através da Lei nº 4.400, de 30 de dezembro de 1981, e teve seu funcionamento autorizado pelo Decreto Federal nº 94.143, de 25 de março de 1987, como uma autarquia de regime especial, pessoa jurídica de direito público, na modalidade multicampi. Desde então, a Uema tem avançado na interiorização por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para estar presente em todo o estado. Democratizando, ao longo dos anos, o acesso ao conhecimento para milhões de maranhenses.
Atualmente, em 2023, possui alcance em 204 municípios por meio de campi com graduação presencial (20 municípios), pós-graduação stricto sensu (3 municípios), polos de educação a distância (52 municípios), programa Ensinar de Formação de Professores da Uema (42 municípios), Unabi (15 municípios), ProfiTec (11 municípios) e Proetnos (4 municípios).
Site: www.uema.br
Representante da UEMA na Rede: Prof.ª Dr.ª Andrea Araujo do Carmo
(Superintendente de Gestão Ambiental)
Contato: andreaaraujo@professor.uema.br
Suplente da UEMA na Rede: Ariadne Enes Rocha
(Assessora Chefe da Assessoria ODS UEMA)