UniSustentável participa da Conferência Regional de Educação Superior
A Rede UniSustentável marcou presença na Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (Cres+5), realizada em Brasília de 13 a 15 de março de 2024, sendo representada por sua coordenadora, Prof.ª Rosamaria Moura-Leite. A Cres+5, que ocorreu cinco anos após a Cres 2018, teve como objetivo avaliar e atualizar as ações delineadas no Plano de Ação 2018-2028, especialmente após as transformações trazidas pela pandemia de Covid-19 ao ensino. A coordenadora da UniSustentável contribuiu de forma significativa para a discussão do documento elaborado no eixo 6, focado no papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe.
Durante a Cres+5 , a Asociación de Universidades de América Latina y el Caribe (AUALCPI) promoveu uma mesa redonda sobre “O papel das Redes de Ensino Superior no caminho para a sustentabilidade na América Latina e no Caribe”. Este evento foi liderado pelo Dr. Germán Anzola, Reitor da Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais U.D.C.A e Diretor Executivo da AUALCPI. Participaram da discussão reitores, vice-reitores e representantes de diversas universidades da Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. Além disso, estavam presentes o Secretário da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUALC) e a Diretora de Capacitação do Instituto Internacional de Educação Superior da Unesco na América Latina e no Caribe (IESALC).
No encontro, foram feitas duas apresentações: uma pela coordenadora da Rede UniSustentável e outra pelo coordenador do Observatorio de la Sustentabilidad en la Educación Superior de América Latina y el Caribe (OSES-ALC), Orlando Saenz.
Após as apresentações, cada participante contribuiu com comentários e reflexões sobre o papel crucial das redes universitárias como UniSustentável e OSES-ALC na promoção da sustentabilidade na região. Ademais, compartilharam atividades realizadas por suas instituições de ensino superior com o mesmo propósito.
A Prof.ª Rosamaria Moura-Leite destacou a importância da participação da Rede UniSustentável no debate realizado durante o evento, como forma de divulgá-la, apresentá-la como uma boa prática e, principalmente, o trabalho em rede entre universidades para o fortalecimento da gestão universitária sustentável nas instituições de educação superior. A coordenadora destacou, ainda, que a UniSustentável foi listada no documento do grupo de trabalho do eixo 6 do Cres+5, “O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável, como um exemplo de boa prática.